Quando a ansiedade deixa de ser normal?
- Naiara Alves
- 29 de jan.
- 2 min de leitura

A ansiedade é uma emoção natural e normal, ela pode surgir a partir de outras emoções como o medo, vergonha e preocupação. Funciona como um sistema de alerta que sinaliza eventos futuros ou problemas a serem resolvidos.
Normalmente acompanhada de pensamentos antecipatórios, que servem como um lembrete de que algo irá acontecer e que é necessário se preparar. Pode ocorrer sinais no corpo como arritmias, inquietude, sensação de “borboletas no estômago” e até mesmo insônia, entretanto, ainda assim pode ser considerada normal já que é uma resposta fisiológica do corpo à emoção.
Surge quando há eventos, quando precisará passar por uma avaliação como provas ou entrevista de emprego, quando há problemas para resolver, enfim, em situações futuras, importantes e que requerem sua intervenção.
A ansiedade passa a ser considerada anormal ou um transtorno quando ocorre sofrimento considerável junto a emoção. Por exemplo, o sentimento ansioso ocorre por mais vezes e com mais intensidade, os sinais e sintomas físicos são mais recorrentes e trazem mais prejuízos, além disso, também pode sentir outros, como sudorese, tremor nas mãos, pés e corpo, agitação, pensamento recorrentes de morte, preocupação excessiva, insônia persistente, alteração no apetite - para mais ou menos -, entre outros.
É importante se atentar a gravidade, intensidade e prejuízo provocado pelos sintomas para assim considerar que está vivenciando algo que pode estar fora do seu controle. Quando considerada normal, a ansiedade não faz mal e não deve ser considerada errada, ao contrário, precisa ser administrada com regulação emocional para prevenir problemas futuros.
Portanto, vale ficar atento, buscar autoconhecimento e regulação emocional, se necessário, procurar ajuda do psicólogo para ser avaliado e entender se o que está sentindo é normal ou não. Mas atente-se a não se autodiagnosticar ou buscar alternativas fáceis, receber um bom acompanhamento faz toda diferença, independente do grau de ansiedade.
Ficou com mais dúvidas? Agende sua sessão, será um prazer te ajudar!









Comentários